sábado, 23 de outubro de 2010

Dom Angélico Sândalo Bernardino: Os cristãos e a defesa da verdade e da justiça nas eleições 2010


Dom Angélico, ex-bispo da  Diocese de Blumenau, critica bispo da regional Sul 1 e o uso eleitoreiro da religiosidade e do aborto.

Os cristãos e a defesa da verdade e da justiça nas eleições 2010

1.    SINTO-ME honrado em estar com vocês  e , nesta mesa, com a meu amado irmão, irmão dos pobres, Pe. Júlio Lancelotti,cuja mamãe  Wilma Ferrari Lancellotti partiu para junto de Deus não faz muitos dias e a quem presto homenagem. Saúdo,de maneira particular,meus irmãos  militantes nos diversos Partidos Políticos . Tal militância,na afirmação de Paulo VI, “ é forma superior de solidariedade”.

2.     Venho a este importante Ato na qualidade de Bispo emérito de Blumenau,na bela e Santa Catarina e,nesta condição, lhes falo,não em nome de Partido Político ou de candidata ou candidato.

3.    Alem da importância de esclarecimento de alguns fatos “na defesa da verdade e da justiça “, fui motivado para esta reunião, pelo encontro que tive, após celebração da santa Missa, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, Guaimim, no dia 10 último. Fui  então procurado por Carlinhos e Sandra, apaixonado e jovem casal,acompanhado por meu irmão Néri e pai de Sandra  A querida  MARILI no céu, é a mãe de Carlinhos  e de nosso valoroso Pe. Aécio! Eles estavam perplexos diante da atitude de alguns Bispos,nas presentes eleições, que vetavam candidatos (as) do PT,,atribuindo-lhes apoio ao aborto! E o jovem casal,com entusiasmo, me perguntava “ o que fazer ?” e,ao mesmo tempo, entre sugestões várias, apresentava a de uma reunião como esta,perguntando-me se a ela, eu compareceria, tendo lhes eu respondido, imediatamente, SIM ! Eis porque aqui estou!

Que Jesus Cristo, Caminho,Verdade e Vida esteja conosco e,com o PAI,no envie o Espírito Santo para nossa iluminação.

A bem da verdade, da justiça,devo lhes dizer:

1. A atual campanha eleitoral está marcada, viciada, por muita mentira, falsificação e distorção de fatos. A internet, de modo especial, tem sido palco de verdadeiras ações articuladas por redes sociais de difamação, em atentado à democracia, à liberdade de comunicação que não pode ser confundida com libertinagem a serviço da mentira.

2. A IGREJA , OFICIALMENTE, em âmbito nacional, nestas eleições, se pronunciou três vezes :
-    ‘”DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAl” , Assembléia Geral, 11 de maio de 2010.
-  “  NOTA DA CNBB NA PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES”, assinada pela Presidência da CNBB. Dom Geraldo Lyrio, Dom  Luiz Soares Vieira, Dom Dimas Lara  Barbosa, dia l6 de setembro de 2 010.
-“NOTA DA CNBB EM RELAÇÃO AO MOMENTO ELEITORAL “,  de 8 de  outubro  2010,  assinada pela Presidencia já citada.

O REGIONAL SUL 1 DA CNBB , no dia 29 e junho de 2010 publicou a declaração “  VOTAR  BEM “,  assinada por sua Presidência, Dom Nelson Westrupp, Dom Benedito Beni dos Santos e Dom Airton José dos Santos.

Estas são  DECLARAÇÕES, NOTAS, OFICIAIS DOS BISPOS  DA IGREJA CATÓLICA, no Brasil,no Estado de São Paulo.

Elas insistem :

a)    na urgência de Programas  que estejam compromissados com a defesa da vida em todas as suas fases, desde a sua concepção até sua morte natural, bem como com a realização de Reforma Agrária, Reforma Política, Preservação do meio ambiente e com os direitos sociais fundamentais, como a criação de empregos e geração de rendas, melhoria da saúde e educação, da segurança pública, da habitação,justiça para todos....

b)    Na linha destas orientações oficiais da Igreja. O senhor Cardeal D. Odilo P. Scherer, em carta de 20  agosto de 2010, aos Padres da Arquidiocese de São Paulo, entre outras, dá-lhes as seguintes orientações:
·      Fique claro que a Igreja não tem opção oficial por Partidos ou Candidatos (as). Por isso,o Clero não deve envolver-se publicamente na campanha partidária ( cfr. Can. 287 ; 572)
·       Nas missas e outras celebrações ( homilias,cursos) não deve ser feita campanha explicita para candidatos ou partidos “.

c)     A Igreja deve sim apresentar princípios,valores, critérios para que,lucidamente, o eleitor possa votar em candidatos com “ ficha limpa”, comprometidos em seus programas com a promoção do bem comum, com a construção de sociedade justa e solidária.

INFELIZMENTE,  destoando da orientação oficial da  CNBB Nacional e Sul 1,  irmão Bispo de Diocese localizada na grande São Paulo, na publicação , no início de julho de 2010, “ EM QUEM NÃO VOTAR “, após considerações sobre o aborto e posicionamentos do PT, afirma “ recomendamos a todos os  verdadeiros cristãos a que não dêem seu voto à sra.  Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam liberação do aborto”.

Na mesma linha, sem citar nome explicitamente mas implicitamente sim, o inoportuno  ‘  ‘APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS “ de 3 de julho de 2010, da Comissão em defesa da vida do Regional Sul 1 da CNBB,c. Este  “ Apelo”,  foi abraçado pela

Presidência e Comissão Representativa do Regional Sul 1  que “ o acolhem e recomendam sua difusão”, no dia 26 de agosto de 2010.

Foi o prato cheio de que a oposição à candidata à Presidência da República se serviu, de maneira facciosa,parcial,    para instrumentalizar a Igreja, dividir  comunidades, tornar   temas religiosos, o  aborto, focos principais de debates, levando muitos a crerem que votar em Dilma ,  é contrariar a orientação da Igreja Católica. Ora,isto é  mentira uma vez que a Igreja oficialmente não se posicionou a respeito de NOMES e  PARTIDOS, PODENDO,POIS,O CATÓLICO CONSCIENTEMENTE VOTAR em Dilma, em candidatos do PT.  Contra a instrumentalização do aborto para fins eleitorais,  ergueu-se valorosa a voz profética de D. Demétrio Valentini,  Bispo de Jales, no artigo “  DESMONTE DE UMA FALÁCIA”.

FELIZMNETE,  os   BISPOS  da Igreja Católica do Estado de São Paulo – Reg. Sul 1 da CNBB, na Assembléia de suas Igrejas, nos dias 15 a 17 de outubro, desfazem ambigüidades, dizem categórico basta à instrumentalização da religião na discussão eleitoral e deixam claro que  :

a)   – Não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor;

b)    - Desaprovam a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatizam que não patrocinam a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos. (Recorde-se a impressão-difusão de um destes folhetos se tornou caso de Polícia!).

Dom Milton Kenan Junior, querido vigário episcopal para a Região Brasilândia, em carta aos Padres desta Região, recomenda a leitura desta última Declaração dos Bispos do Estado de São Paulo nas celebrações  de hoje e amanhã.

AINDA,DUAS OBSERVAÇÕES:

1. A  realidade do  ABORTO  não pode ser transformada em questão eleitoreira! Pode e deve ser estudada,debatida, em profundidade .O aborto é atentado à vida, É crime.   O Estado efetivamente deve promover políticas públicas a favor da VIDA, não da  MORTE. Quanto a nós discípulos missionários de Jesus, lutemos contra a descriminalização do abrto. Mas,não  paremos  somente no debate  da defesa da lei! Pode ser cômodo!  Há mulheres que são colocadas em grande constrangimento, sofrimento,pobreza, desespero e que recorrem ao aborto, em  LAMENTÁVEL E ERRADA OPÇÃO! O trabalho árduo de  PREVENÇÃO é fundamental ! Elas estão a nosso lado,não podemos desconhecê-las,em degradante omissão. Discípulos do Verbo de Deus que se fez  CARNE, COMPROMETAMO-NOS COM ESTA REALIDADE. Estas mulheres – nossas irmãs – , para o Estado,frequentemente omisso em políticas públicas a favor da vida,  se tornam problema de saúde  pública e, de nossa parte, precisam ser tratadas com misericórdia,compreensão.    A CAMPANHA DA FRATERNIDADE,no próximo ano,com seu tema: “ Fraternidade e a vida no planeta” e o lema: “ A criação geme como em dores de parto” vai aprofundar os temas aborto,eutanásia e todo desdobramento sagrado da vida,em nosso planeta,afirmou D Geraldo Lyrio,Presidente da CNBB,em entrevista,na última quinta feira,dia 21 de outubro.

Como seria ótimo se as Dioceses,a exemplo com o que acontece com a Arquidiocese de São Paulo, oferecessem às mulheres sofridas e tentadas pela  pseudo-solução do aborto, braços abertos em realizações como a do  AMPARO MATERNAL !

2. Às vésperas das eleições,peçamos à padroeira e Mãe do Brasil,Nossa Senhora Aparecida que proteja nosso País,o Povo brasileiro. Que as eleições não sejam ocasião para violências,ódios,divisões. Que os embates e debates nos amadureçam  e nos façam crescer na compreensão mútua,na fraternidade. Nos meus 77 anos,gosto de repetir diante do destempero de muitos a respeito do Brasil , que confio na grandeza deste País, na maravilhosa fibra do Povo brasileiro . Diante de ataques apaixonados a nosso   Presidente da República, não desconhecendo falhas em seu Governo, gosto de verificar que ele termina seu mandato com a admirável aprovação de 79%  da população  ; é tido no Exterior,  entre as  “dez mais importantes personalidade do mundo”: é  respeitado em sua política econômica e , em época de crise econômica que atinge a Europa e EE.UU de maneira profunda,conduz o Brasil  em  sério crescimento,com considerável aumento de empregos . Sem desconhecer  os graves problemas que ainda nos atingem,sobretudo aos Pobres,  insisto contra pessimistas e derrotistas,  em repetir as palavras do poeta: “ adora a terra em que nasceste ,não há País como este”. Vamos,pois,avante,de esperança,em esperança,na esperança sempre , conscientes de que a construção de um Brasil  cada vez melhor é possível,  dependendo dos Poderes da República e da urgente colaboração,participação ativa,  de todos nós !

Dom Angélico Sândalo Bernardino

São Paulo, 23.outubro.2010. 


Momentos marcantes da campanha de 2002.

De um lado a esperança:

De outro, o preconceito, a desinformação, a aposta no fracasso.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Luis Nassif: O caso do dossiê Amaury

Para entender melhor o inquérito da Polícia Federal sobre a quebra do sigilo fiscal dos tucanos.

As investigações foram encerradas na semana passada, inclusive com a tomada de depoimento do repórter Amaury Jr por mais de dez horas.

A conclusão final do inquérito foi a de que Amaury trabalhou o dossiê a serviço do Estado de Minas e do governador Aécio Neves - como uma forma de se defender de esperados ataques de José Serra.

Em negociação com o Palácio, a cúpula da Polícia Federal decidiu segurar as conclusões para após as eleições, para não dar margem a nenhuma interpretação de que o inquérito pudesse ter influência política.

No entanto, a advogada de Eduardo Jorge - que tem acesso às peças do inquérito por conta de uma liminar na Justiça - conseguiu as informações. Conferindo seu conteúdo explosivo, aparentemente pretendeu montar um antídoto. 

Vazou as informações para a Folha, dando ênfase ao acessório - a aproximação posterior de Amaury com a pré-campanha de Dilma - para diluir o essencial - o fato de que o dossiê foi fogo amigo no PSDB.

Neste momento - segundo informações de repórteres de Brasília com acesso a investigadores - discute-se na PF a oportunidade ou não de uma coletiva para colocar as peças no devido lugar.

Aparentemente, a operação de Eduardo Jorge acabou sendo um tiro no pé. A partir de agora, não haverá como a velha mídia ignorar o inquérito e suas conclusões.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-caso-do-dossie-amaury


Pedro Bial - Dilma ou Serra?

O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”.

Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada história brasileira.

Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena.
 
Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa. Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora.

Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!

Pedro Bial, jornalista.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Marilena Chaui: Democracia

Marilena Chaui, professora da Universidade de São Paulo (USP), e uma das mais importantes e reconhecidas filósofas do Brasil, fala de democracia, meio ambiente, liberdade de imprensa e dos avanços dos direitos sociais no governo Lula-PT.










sábado, 16 de outubro de 2010

A movimentação dos Bispos Católicos a favor de DILMA.

"Não tive mais dúvidas, é na Dilma que irei votar, independentemente de partido político." Dom Luiz C. Eccel, Bispo Diocesano de Caçador, SC. 

Clique AQUI e leia na íntegra.

E agora com que cara ficarão alguns segmentos conservadores das Igrejas Católicas e Evangélicas.

Como ficam agora alguns Bispos, Padres, Pastores REACIONÁRIOS diante da revelação de que a esposa do candidato José Serra teria cometido aborto. Será que vão recomendar voto contra o SERRA e o PSDB/DEM.

SERRA. Quem FEZ, FARÁ.

Veja AQUI as matérias do Portal Terra e jornal Folha de São Paulo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brasil de Fato: Religiosos manifestam apoio a Dilma

Um grupo de religiosos lançou, nesta semana, o "Manifesto de cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da vida em abundância" em apoio á candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

O texto é assinado por católicos, evangélicos, padres, pastores, bispos, teólogos e agentes de pastorais, e também por artistas, intelectuais e militantes sociais que declaram publicamente seu voto em Dilma. 

De acordo com o manifesto, "a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira".

Entre os religiosos estão: Dom Thomas Balduino, Dom Pedro Casaldáliga e Frei Betto ...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Brasil de Fato: Bispo de Jales (SP) critica o que chama de manipulação feita por alguns bispos

Segundo Dom Demétrio, Bispo de Jales - SP, certos episódios, como a distribuição de panfletos como o texto intitulado “Apelo aos fiéis”, distribuídos em algumas igrejas católicas paulistas, em plena campanha eleitoral, ameaçam seriamente a instituição [CNBB]. Leia mais ...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pe. Otto Dana – Pároco da Igreja Sant´Ana em Rio Claro SP, mostrando que, assim como em outras instituições, existem os que escravizam e os que libertam.

Tentar manipular a consciência do eleitor, ameaçando-o com a ira de Deus é injuriar o próprio Deus que nos criou livres. O dia em que o povo tiver que consultar um aiatolá de plantão tipo Pastor Silas Malafaia, ou um Padre José Augusto (Canção Nova) para votar, é melhor rasgar o título de eleitor e o estatuto da maioridade civil. O que vem se praticando em meios religiosos no momento, é o aborto da eleição, da democracia, da Constituição e do bom senso. Xô Satanás! Leia mais ...

Para MARINA definir de que lado ficar

Acho que é o caso de lembrar a Marina de onde ela estava em abril do ano 2.000.
No dia 22 de abril de 2.000 ela estava na estrada que liga Santa Cruz de Cabrália a Porto Seguro, junto com 3.600 indígenas, de mais de 180 povos, militantes do movimento negro, quilombolas, miltantes do MST, estudantes, mulheres,   militantes de inúmeros movimentos populares e sindicais, talvez mais de 10 mil ao todo, de todo o Brasil. 

Ela tinha falado no Quilombo, que era o acampamento coletivo, no dia anterior, para alguns destes milhares de militantes. 

No dia 22 de abril, logo pela manhã, foi desatada a repressão sobre todos e todas. 

O Fernando Henrique estava na Cidade Alta de Porto Seguro, comemorando com o Presidente de Portugal.

Na estrada, a policia do Antonio Carlos Magalhães e as tropas do FHC jogavam bombas de gás, arrastavam negros pelos cabelos, espancavam indígenas e prendiam estudantes. 

Havia helicópteros e lanchas da Marinha no cerco. 

Um indígena se jogou no chão da estrada, em frente dos soldados, que passaram por cima dele.

 Encontrei a Marina com sua assessora Áurea, perdidas na estrada, escutando bombas e tiros próximos. 

Coloquei as duas no meu carro, para escapar dali protegendo-as. 

Dentro do carro, a Marina falou calmamente que, se respirasse aquele gás, poderia morrer. 

Virei o carro para pegar um caminho de terra e ir em direção da praia. 

Ela pediu que não fosse, porque tinha visto soldados irem para a praia perseguindo estudantes. 

Voltei com o carro prá estrada e levei a Marina até local seguro, longe da repressão e das bombas.

 Emocionado porque, segundo a nossa Senadora, eu talvez tivesse acabado de salvar sua vida. 

Acho bom ela lembrar deste episódio neste momento, para pensar de que lado ela sempre esteve, e de que lado deve estar agora.

um abraço fraterno 

Paulo Maldos ( ex-assessor do CIMi – Conselho Indigenista Missionário) 
Extraído do Blog Conversa Afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim em 12/12/2010.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A hipocrisia do Serra-45

Sem querer fazer juízo de valor sobre esse assunto polêmico. O vídeo a seguir serve apenas para demonstrar a HIPOCRISIA (no mínimo) do candidato JOSÉ SERRA.

domingo, 10 de outubro de 2010

Boff e Frei Betto defendem voto em Dilma

Religiosos ligados a movimentos progressistas da Igreja Católica criticam campanha baseada em preconceitos e boatos e manifestam apoio à candidatura de Dilma do PT. Leia mais ...

Comparação PSDB (FHC/SERRA) X PT (LULA/Dilma)

Frei Betto: Dilma e a fé Cristã

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.

Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.
Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.
Nada tinha de “marxista ateia”.
Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.
Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos.
Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.
Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.
Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.
Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho.
É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto…
Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.
Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.
A resposta de Jesus surpreendeu: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.
Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

sábado, 9 de outubro de 2010

Grande brasileiro Oscar Niemeyer, uma das maiores consciências cívicas desse país.

Bertold Brecht: O Analfabeto Político

O Pior analfabeto e analfabeto o Politico.
Elementos ouve nao, nao, "fala",
NEM participação dos Políticos acontecimentos.
Que elementos nao SABE o Custo de Vida,
O Preço do feijão, do peixe,
da farinha, da Renda de Casa,
dos Sapatos, dos Remédios,
dependem das Decisões Políticas.

O analfabeto Político e Tão burro
Que se orgulha e Enche o peito de ar
dizendo Que odeia uma Política.

Nao SABE, O Idiota,
Que SUA ignorancia da Política
Nasce uma prostituta, o Menor Abandonado,
EO Pior de Todos os bandidos
Que o Político e vigarista,
ladrão, o corrupto
Exploradores e LACAIO dos do povo. 

Bertolt Brecht

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ecossistemas Brasileiros: Caatinga



Caatinga

Bertold Brecht: Os que lutam.

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertold Brecht
Google